Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia da Cidade do México, o Centro Comunitário Chalco é o equipamento mais importante da região, situada nas proximidades da Praça Central, de frente à Igreja da comunidade, os quais exigem que o edifício seja integrado a este espaço público e consequentemente, que consolide esta peça urbana constituída por três elementos: centro comunitário-praça-igreja. O Centro Comunitário Chalco se torna então em um link que costura, une, conecta a comunidade e o espaço público típico dos pequenos povoados da periferia do Distrito Federal.
Este equipamento possui um programa social muito variado, como creche, centro comunitário, centro de treinamento, lugar de celebrações locais, para mencionar alguns. Por isso a grande aceitação deste edifício pelos moradores, que o reconhece como um marco importante para o lugar.
O edifício em si é um conjunto de volumes regidos pela tipologia de Pátio Central, que morfologicamente integra-se a Praça Central e faz uma progressão de escalas entre estes dois espaços.
Cada volume que constitui a composição arquitetônica varia sua forma dependendo da função que alojam: As salas de aula estão representadas por volumes com a forma tipica de uma casa de duas águas; a lanchonete por um volume de planta elíptica; o salão de uso múltiplo por um paralelepípedo regular, e a capela por um volume elevado em pilotis.
A intenção destas variações volumétricas é justamente a de dotar cada parte de um conteúdo metafórico da vida cotidiana dos moradores: a casa da árvore, a unidade de habitação, a cabana de junco, o salão de jogos, etc.
A materialidade do projeto é um dos aspectos centrais do mesmo. Ele utiliza produtos e mão-de-obra local e os mostra como linguagem contemporânea, criando um diálogo entre o antigo e o novo. Pedaços de cimento, argila, madeira e chapa locais fazem parte da paleta de materiais implementados no projeto, todos distribuídos e instalados através de recursos locais.
Outro recurso material que merece destaque é a pele que cobre todos os volumes que faceiam o espaço público, que foi inspirado nos tecidos artesanais. Este recurso se utiliza não somente de um aspecto que o usuário possa reconhecer ao experimentar os espaços, mas também de uma forma de relacionar a empresa SOLIS COLOMER (guatemalteca) com a cultura local.
O projeto alcança, de maneira coerente, a relação entre escala urbana e do edificio, entre o habitante e o objeto arquitetonico, entre a comunidade e o Centro Chalco, entre a cultura local e a empresa.